top of page
Foto do escritorDaniel Hidalgo

O que é artroscopia?

Artroscopia é um termo utilizado para se referir a um tipo de abordagem cirúrgica, em que a parte interna da articulação pode ser visualizada de forma minimamente invasiva, por vídeo. Ela serve tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de diversos problemas de dentro da articulação.



Aspectos históricos

O termo surgiu pela primeira vez em 1912, no 41º Congresso da Sociedade Alemã de Cirurgiões, ocorrido em Berlin. Os cirurgiões sempre tiveram curiosidade de observar internamente as articulações sem ter que abri-las e na data acima, um médico dinamarquês apresentou aos colegas um dispositivo que permitia a visualização interna do joelho e usou pela primeira vez o termo artroscopia (fonte).

Com o passar dos anos, a tecnologia incorporada às artroscopias evoluiu e hoje, com o advento de câmeras modernas, as imagens geradas durante as cirurgias artroscópicas são de excelente definição.


Articulações que podem ser abordadas

Diversas articulações do corpo podem ser abordadas por artroscopia, como, por exemplo, o ombro, o cotovelo, o punho, a articulação metacarpofalangeana, o quadril, o joelho, o tornozelo, a articulação metatarsofalangeana, entre outras.


Procedimentos por artroscopia

Vários são os procedimentos realizados por artroscopia atualmente. No caso da articulação do joelho, as cirurgias feitas com mais frequência através desta técnica são:

  • Reconstrução do ligamento cruzado anterior;

  • Reconstrução do ligamento cruzado posterior;

  • Meniscectomia (retirada parcial do menisco);

  • Sutura meniscal;

  • Tratamento de lesões de cartilagem (condroplastias, osteocondroplastias, entre outros);

  • Sinovectomia;

  • Remoção de corpos livres intra-articulares;

  • Fixação de fraturas articulares;

  • Biópsia articular;

  • Limpeza articular.


Vantagens da artroscopia

Os procedimentos artroscópicos trouxeram diversos benefícios aos pacientes. Por ser uma cirurgia muito menos invasiva do que as cirurgias abertas, as cirurgias por vídeo são menos agressivas aos tecidos tecidos articulares sadios. Além disso, como a articulação é menos exposta, as taxas de infecção são menores.

Outro benefício relacionado à artroscopia é a melhor visualização como um todo da articulação, já que locais de difícil acesso por via aberta podem ser acessados por via artroscópica, com opção, inclusive, de amplificação da imagem.

Com relação às cicatrizes as cirurgias artroscópicas também proporcionam grandes benefícios, já que as incisões costumam ser pequenas, facilitando a cicatrização e melhorando a estética.


Como é feita

De forma geral, as cirurgias artroscópicas são feitas através de duas pequenas incisões: por uma delas a câmera utilizada para a filmagem é colocada; na outra, os dispositivos de manipulação articular são introduzidos.



Vale ressaltar que outras incisões auxiliares podem ser necessárias durante a execução do procedimento cirúrgico.


Uma cirurgia artroscópica demanda estudo e treinamento específicos por parte do médico para ser executada da melhor forma possível. Assim, busque sempre um profissional capacitado para realizá-la.




whatsapp-logo.png
bottom of page