O bloqueio dos nervos sensitivos ao redor do joelho é uma alternativa interessante de tratamento para os pacientes com dor crônica e limitação funcional da articulação.
Trata-se da infiltração de medicamentos ao redor dos nervos ou até mesmo da ablação, que significa uma queimadura controlada, dos nervos geniculares. Os nervos abordados normalmente são:
Nervo genicular superomedial;
Nervo genicular superolateral;
Nervo genicular inferomedial.
Para quem o procedimento está indicado
A técnica de bloqueio dos nervos geniculares pode ser indicada para aqueles pacientes com dor crônica do joelho, que não tiveram uma resposta adequada aos tratamentos menos invasivos, como, por exemplo, o uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, o controle de peso corporal, a prática de exercícios físicos leves, a reabilitação com fisioterapia, a Acupuntura, as infiltrações articulares com corticoides ou ácido hialurônico, entre outras.
O procedimento pode ser indicado também para os pacientes portadores de artrose, associada a dor intensa e limitação funcional importante da articulação, e que não podem ser submetidos à cirurgia de substituição da articulação, conhecida como artroplastia total do joelho, ou colocação de prótese (saiba mais sobre a artrose do joelho aqui). Geralmente, esses pacientes têm alguma doença sistêmica grave, como diabetes de difícil controle, insuficiência renal, hipertensão arterial sistêmica, etc.
Por fim, o procedimento pode ser indicado para aqueles pacientes que já foram submetidos a cirurgia do joelho e permanecem com uma dor residual incapacitante.
Como o procedimento é realizado
O bloqueio dos nervos geniculares é um procedimento relativamente simples e pouco invasivo.
A aplicação de medicações ao redor dos nervos pode ser realizada no consultório médico sob anestesia local, ou até mesmo no centro cirúrgico, com o paciente sedado.
Quando a neuromodulação é indicada, ou seja, a queimadura controlada do nervo, optamos por levar ao paciente ao centro cirúrgico e realizar o procedimento sob sedação.
A localização dos nervos pelo médico pode ser realizada com o auxílio da ultrassonografia ou da radiografia.
Nos casos de internação hospitalar para a realização do procedimento o paciente costuma ter alta algumas horas depois do fim das aplicações.
Contra-indicações ao procedimento
De forma geral, a ablação dos nervos geniculares por radiofrequência é um procedimento simples, mas há algumas situações em que o procedimento não deve ser realizado. Algumas delas estão listadas abaixo:
Gestação;
Lesão aguda do joelho;
Instabilidade articular;
Síndrome da dor crônica;
Patologias psicológicas associadas;
Uso de marcapasso;
Infecção no joelho.
Objetivos do procedimento e possíveis riscos
Os principais objetivos do tratamento com bloqueio ou neuromodulação por radiofrequência dos nervos geniculares são a melhora da dor articular e a melhora da função do joelho. Por consequência, os pacientes costumam referir uma melhora significativa na qualidade de vida.
A duração da resposta ao procedimento geralmente gira em torno de um ano.
Apesar de ser um procedimento relativamente simples e seguro, há alguns riscos envolvidos. O principal é a dor no local da aplicação. Outras possíveis complicações são queimaduras e lesões vasculares, que felizmente são raras.
Portanto, se você sofre com dores articulares recorrentes nos joelhos, agende uma consulta com um ortopedista para que o tratamento adequado seja indicado.
Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo esse artigo científico: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6635137/
Comments