O uso de compressas ou bolsas é um método não invasivo bastante eficaz para o tratamento de alguns tipos de dor de origem ortopédica. Além de barata, a aplicação é bem simples e pode ser realizada por qualquer pessoa! Mas antes de mais nada precisamos saber o que usar e qual é a temperatura adequada para a aplicação.
Basicamente a compressa pode ser quente ou fria.
Compressas Quentes ou Mornas
As compressas ou bolsas quentes ou mornas são usadas para tratar as dores de origem muscular. Os exemplos mais comuns de dores musculares são os torcicolos e as dores na região escapular ou lombar. O calor causa um aumento do calibre dos vasos sanguíneos e relaxamento da musculatura da região em que é aplicado. Assim, melhora os quadros de dores musculares não traumáticas como as citadas acima. É preciso ter cuidado com a temperatura aplicada para não ocasionar queimadura de pele. As compressas quentes devem ser aplicadas sobre o local dolorido por 15 a 20 minutos, aproximadamente 4 vezes por dia, em temperatura confortável.
Compressas Frias
As compressas ou bolsas frias ou geladas são usadas para tratar eventos traumáticos agudos, tais como pancadas, entorses, contusões, fraturas, entre outros. Ao contrário do calor, essa modalidade reduz o calibre do vaso sanguíneo, diminuindo o fluxo de sangue no local. Assim, proporciona uma melhora o quadro de inflamação e dor. Se gelo for aplicado, é preciso ter cuidado para não colocá-lo diretamente sobre a pele para não causar queimaduras. Uma orientação é colocar o gelo dentro de um saco plástico e envolver esse saco em uma toalha antes de aplicar sobre a pele. O tempo de aplicação sugerido varia de 15 a 20 minutos e deve ser realizado pelo menos 4 vezes ao dia, preferencialmente nos primeiros dias após o trauma.
Após um quadro de dor, relacionada ou não a algum tipo de trauma, um médico deve ser consultado. Só após uma avaliação cuidadosa o melhor tratamento poderá ser indicado!
コメント