A condromalácia patelar é um problema da cartilagem da patela, osso em formato circunferencial localizado na frente do joelho.
Devido à variações anatômicas, ela acomete proporcionalmente mais mulheres do que homens e é causada por uma sobrecarga na parte da frente do joelho.
Veja algumas dicas para quem tem o problema!
Evite ficar muito tempo sentado(a).
Ficar muito tempo sentado(a) com o joelho flexionado sobrecarrega a parte da frente do joelho, podendo ser prejudicial para quem tem condromalácia patelar. Assim, o ideal é evitar! Se precisar ficar muito tempo sentado(a), tente esticar o joelho periodicamente para tirar a sobrecarga.
Evite subir e descer escadas.
Subir e descer escadas são atividades que podem causar dor naquelas pessoas que têm condromalácia da patela, principalmente descer, já que existe uma sobrecarga importante no mecanismo extensor do joelho durante o exercício.
Evite usar salto alto.
O uso de salto alto também sobrecarrega o mecanismo extensor do joelho, podendo ocasionar dor nos pacientes portadores de condromalácia. Assim, seu uso deve ser evitado.
Fortaleça a musculatura
Manter a musculatura bem fortalecida é uma dica muito importante para os pacientes com condromalácia patelar. O fortalecimento deve ser realizado para todos os músculos do tronco e dos membros inferiores, com ênfase no músculos abdominais, lombares, abdutores e adutores dos quadris, flexores e extensores do joelho.
Alongue a musculatura.
O alongamento muscular também tem um impacto bastante positivo nos pacientes com condromalácia da patela, principalmente os músculos posteriores do membro inferior, como os isquiotibiais e o tríceps sural.
Evite exercícios de impacto.
Exercícios de impacto sobre o membro inferior, principalmente aqueles que envolvem saltos, como basquetebol e voleibol, causam uma sobrecarga considerável sobre a articulação entre a patela e o fêmur, podendo piorar o quadro doloroso em paciente com condromalácia.
Controle o peso do corpo.
O sobrepeso e a obesidade são sabidamente fatores que podem piorar o quadro doloroso em pacientes com o desgaste da cartilagem da patela, tanto pela condição de sobrecarga mecânica quanto pelo processo inflamatório sistêmico causado pela obesidade.
Procure um ortopedista.
O médico ortopedista é o profissional habilitado para diagnosticar e orientar o tratamento dos pacientes com queixa de dor na parte da frente do joelho, que pode ser o principal sintoma dos portadores de condromalácia patelar.
Acompanhe com um fisioterapeuta.
O fisioterapeuta é o profissional indicado para realizar a reabilitação do paciente portador de condromalácia patelar. Vale lembrar que na grande maioria das vezes o tratamento da condromalácia não é cirúrgico e, sim, realizado através de reabilitação com fisioterapia.
Siga com um profissional de Educação Física
O seguimento do fortalecimento muscular com um profissional de Educação Física é muito importante tanto para que lesões decorrentes dos exercícios sejam evitadas quanto para a manutenção de um condicionamento físico adequado.
As recomendações dessa postagem não são necessárias por toda a vida. Elas devem ser realizadas principalmente quando o paciente está passando por uma crise de dor, em que o processo inflamatório da articulação ocorre com uma intensidade maior. O objetivo do tratamento da condromalácia é devolver qualidade de vida ao paciente para que consiga fazer as atividades que desejar.
Comments