A infiltração articular com ácido hialurônico, também conhecida como viscossuplementação, é uma alternativa interessante para o tratamento de lesões de cartilagem. O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente na cartilagem e no líquido sinovial, que é o fluído localizado dentro da articulação. A infiltração é realizada mais frequentemente na articulação do joelho.
Objetivos
A reposição da substância tem os seguintes objetivos:
Melhora do processo inflamatório;
Melhora da dor articular;
Melhora da função articular;
Melhora das propriedades biomecânicas do líquido sinovial.
Candidato ideal
A infiltração do joelho com ácido hialurônico é indicada para aqueles pacientes portadores de artrose, doença que provoca um desgaste da articulação (saiba mais sobre artrose aqui), nas formas leve e moderada, e que não conseguiram uma boa resposta aos tratamentos menos invasivos, como controle de peso, uso de medicações via oral, fisioterapia, acupuntura, entre outros. Pode ser indicada mais precocemente, ou seja, antes do tratamento com fisioterapia, para aqueles pacientes com quadros muito intensos de dor e dificuldade de mobilização articular com o objetivo de melhorar a dor para permitir uma reabilitação mais tranquila.
Alguns estudos mostram que pacientes com artrose mais grave também podem se beneficiar das aplicações, podendo, inclusive, receber a medicação intra-articular de forma periódica, a fim de prorrogar a necessidade de uma possível cirurgia de prótese total de joelho.
Uma outra indicação possível é para aqueles paciente que têm lesões localizadas da cartilagem do joelho, como em casos de condromalácia patelar (saiba mais sobre condromalácia patelar aqui), e que sofrem com dores intensas e perda de função da articulação. Para esses paciente, a viscossuplementação articular com ácido hialurônico pode melhorar o quadro doloroso e, consequentemente, a função, permitindo, inclusive, a realização de um tratamento fisioterápico mais intenso e otimizado.
Veja abaixo um resumo das principais indicações da infiltração do joelho com ácido hialurônico:
Portadores de artrose leve e moderada, que não responderam adequadamente aos tratamentos iniciais;
Portadores de artrose leve e moderada com quadro doloroso intenso e perda importante da função articular;
Portadores de artrose grave, com quadro doloroso intenso e perda de função articular;
Portadores de lesões localizadas da cartilagem articular, com dor e disfunção importantes.
Tipos de medicação
Existem diferentes opções de ácido hialurônico no mercado farmacêutico brasileiros. As substâncias podem ser divididas quanto à origem:
Origem aviária (origem animal);
Origem não aviária (por fermentação bacteriana).
Há também uma diferença em relação ao peso das moléculas:
Baixo peso molecular;
Peso molecular intermediário;
Alto peso molecular.
Como é realizada a aplicação de ácido hialurônico no joelho
A aplicação de ácido hialurônico deve sempre ser realizada por um profissional habilitado. A depender da doença que está sendo tratada e da gravidade, o número de aplicações pode variar de uma a cinco. Quando mais de uma aplicação é indicada, o intervalo entre elas é de cerca de 7 dias. De forma geral, a infiltração articular é realizada de duas maneiras:
Com o joelho em flexão de 90 graus. O médico posiciona o paciente sentado com o joelho flexionado 90 graus ou deitado na maca com o joelho flexionado. A aplicação é realizada na região da frente do joelho, na parte mais externa, abaixo da patela, osso circunferencial localizado na frente do joelho.
Com o joelho em extensão. O médico posiciona o paciente deitado na maca, com o joelho esticado. A aplicação é feita na região externa do joelho, logo acima da patela.
Normalmente, no momento da infiltração da medicação dentro da articulação, o paciente sente um incômodo, já que a substância é viscosa, semelhante a um gel. O paciente pode apresentar uma dor, geralmente de leve intensidade, nas primeiras horas depois da aplicação e é recomendado que não faça grandes esforços no dia do procedimento e no dia subsequente.
Apesar deste incômodo, o procedimento pode ser realizado com segurança no consultório médico.
Após a aplicação, o paciente deve ficar atendo com a evolução e, se houver febre, vermelhidão ou outros sintomas diferentes, o médico deve ser informado.
Kommentare