top of page
Foto do escritorDaniel Hidalgo

Membrana de Colágeno - Uma Opção Interessante para o Tratamento de Lesões da Cartilagem

A cartilagem desempenha um papel vital na saúde e função das articulações, permitindo o deslizamento suave e sem dor entre os ossos. No entanto, lesões na cartilagem são comuns e podem ser debilitantes. Pelas características do tecido cartilaginoso, que não recebe sangue para sua nutrição, não recebe terminações nervosas e não recebe vasos linfáticos, o seu potencial de cicatrização espontânea é baixo (saiba mais sobre cartilagem aqui).


imagem ilustrativa de um joelho com uma lesão da cartilagem do fêmur
Lesão de Cartilagem no Joelho

O tratamento das lesões condrais depende do tamanho e da gravidade da lesão. Em casos leves, o tratamento conservador, com fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios, pode ser suficiente. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.


Como é feita a cirurgia para tratamento da lesão de cartilagem?

Uma das técnicas cirúrgicas mais recentes para o tratamento de lesões de cartilagem é a condrogênese induzida por matriz autóloga (Autologous Matrix-Induced Chondrogenesis - AMIC). Essa técnica combina a mirofratura com o uso de uma membrana de colágeno.

O procedimento geralmente é iniciado por uma artroscopia, para que a articulação seja observada por dentro, com auxílio de uma câmera de vídeo. Dessa forma, a lesão de cartilagem é identificada e analisada. Após este passo, o tecido cicatricial inviável, que recobre a lesão, é retirado e o defeito da cartilagem é dimensionado. Então, são realizadas pequenas perfurações naquela área, que liberam um coágulo com células-tronco no leito da lesão de cartilagem. Este coágulo tem como função estimular o crescimento de tecido fibrocartilaginoso.

Por fim, a membrana de colágeno é posicionada sobre a lesão, acupando toda a sua área, e fixada ao tecido cartilaginoso com pontos e cola de fibrina.


tratamento de lesão de cartilagem do joelho com microfratura e membrana de colágeno, fixada com colo de fibrina
Tratamento de lesão da cartilagem do joelho com a associação de microfratura e membrana de colágeno

E depois da cirurgia? O que é recomendado?

As recomendações após a cirurgia dependem de alguns fatores, como o local da lesão de cartilagem, o tamanho da área lesionada, entre outros.

De forma geral, o paciente consegue ir com alta para casa no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento cirúrgico, a depender da evolução clínica.

A fisioterapia já é iniciada durante a internação, para que o paciente não fique muito tempo sem mexer a articulação.

No início, o paciente é estimulado a caminhar com auxílio de um par de muletas, podendo ou não colocar o peso do corpo sobre o joelho operado, o que vai depender das variáveis mencionadas no começo deste tópico.

Já em casa, o paciente deve usar as medicações receitadas e realizar o tratamento de reabilitação com fisioterapia.

Os pontos da pele normalmente são retirados duas a três semanas após a cirurgia.


Resultados e Conclusão

A AMIC é uma técnica relativamente nova, que tem demonstrado resultados promissores no tratamento de lesões condrais. Estudos clínicos mostraram que ela pode ajudar a melhorar a dor, a função e a qualidade de vida dos pacientes portadores de lesões de cartilagem.

Vale a pena ressaltar que o tratamento demonstrado neste artigo tem indicação precisa e tanto a recomendação quanto a realização do procedimento devem ser feitas por um médico capacitado.


Saiba mais




13 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp-logo.png
bottom of page