top of page
Foto do escritorDaniel Hidalgo

O raio-x é bom para artrose?

Atualizado: 3 de mai. de 2024

A radiografia é um exame antigo e de custo acessível, disponível na maioria dos serviços de saúde ao redor do mundo. É um exame de imagem interessante para a avaliação dos ossos e das articulações.


Radiografia do joelho com artrose


Aspecto histórico


A primeira radiografia foi realizada em 22 de dezembro de 1895. Neste dia, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação oriunda do tubo por cerca de 15 minutos. Revelado o filme, lá estavam, para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.



A importância da radiografia para a artrose


A artrose ocorre em uma grande parcela da população mundial, principalmente nos indivíduos com mais de 60 anos de idade. É caracterizada pelo desgaste da articulação, que começa pela diminuição da espessura da cartilagem e progressivamente acomete as demais estruturas articulares.

Quando há suspeita de artrose, o primeiro exame geralmente solicitado pelo médico é a radiografia da articulação em duas incidências: anteroposterior e perfil. Existem algumas incidências extras que podem ser incluídas na investigação da artrose, como, no caso do joelho, a incidência Rosenberg.



Sinais radiográficos da artrose


Algumas alterações podem ser encontradas na radiografia de um paciente com artrose. As mais comuns são:

  • Diminuição do espaço articular;

  • Osteófitos (prominências ósseas relacionadas à artrose);

  • Cistos subcondrais;

  • Esclerose subcondral;

  • Calcificação nos meniscos (no caso do joelho);

  • Proeminências das espinhas tibiais, ou eminências intercondilares (no caso do joelho).


Sinais radiográficos de artrose do joelho

Outro exame radiográfico importante para a avaliação completa da artrose do joelho, ou gonartrose, é a radiografia panorâmica dos membros inferiores com carga. Por meio desse exame, os eixos mecânico e anatômico podem ser traçados e o joelho é avaliado quanto à deformidade em varo ou valgo. Além disso, é o exame utilizado para o planejamento da artroplastia total do joelho, que é a cirurgia de colocação de prótese.


Radiografias panorâmicas dos membros inferiores em neutro, varo e valgo.

Percebe-se, portanto, que, mesmo sendo um exame antigo, a radiografia continua trazendo valiosas informações sobre a artrose. Além disso, o baixo custo do exame facilita o acesso em praticamente todos os níveis de atenção à saúde.

2.992 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo.png

Dr. Daniel Hidalgo Gonçalez

CRM-SP 137.057 | RQE 41.112

bottom of page