A articulação do joelho é envolvida por uma cápsula e dentro desta cápsula existe um líquido que lubrifica a articulação, chamado líquido sinovial. O volume normalmente encontrado de líquido sinovial dentro do joelho é de 3,5 mL e quando há um aumento de volume é caracterizado o derrame articular, conhecido popularmente como "água no joelho".
O derrame articular é um sinal observado pelo médico durante a avaliação ortopédica e é comum a várias situações, como:
Lesão de cartilagem,
Sinovite,
Artrite,
Lesão ligamentar,
Lesão de menisco,
Artrose,
Reumatismos.
A cápsula que envolve a articulação do joelho possui diversas terminações nervosas, que captam as informações e enviam ao cérebro. Uma vez que há um derrame articular importante, a cápsula articular se distende e essas terminações nervosas informam o cérebro. Tudo isso, pode ocasionar dor no joelho, sintoma frequentemente relacionado ao derrame articular.⠀
⠀
O aumento de volume do líquido intra-articular do joelho também pode ocasionar um bloqueio mecânico da movimentação do joelho e, consequentemente, dificuldade em fazer a flexão e extensão do joelho. Em algumas situações específicas pode ser necessária a drenagem do líquido em excesso tanto para aliviar a dor e a restrição de movimento quanto para enviar o líquido para análise.
Ao perceber um aumento de volume do joelho vale a pena procurar um médico ortopedista para passar por uma avaliação minuciosa e descartar algum problema mais grave!
Saiba mais no vídeo abaixo:
Comments